Você já deve ter acompanhado alguns episódios da novela Pantanal, que estreou em março com uma versão homônima à versão de 1990 da extinta TV Manchete. A produção, que ocupa o horário nobre da maior emissora de TV brasileira, está fazendo sucesso entre os entusiastas das novelas, além de projetar grande destaque ao destino. Mas, convenhamos: para quem ama viajar, não basta ver o Pantanal pela telinha. É preciso conhecer tudo em full HD e bem de pertinho!
Se você é uma dessas pessoas, saiba que o Pantanal te reserva grandes aventuras, um roteiro que foge da obviedade com suas experiências diferenciadas e um ecoturismo de qualidade. Para te ajudar a embarcar nessa aventura, vamos te apresentar um pouco da fauna, flora, cultura, dicas e curiosidades sobre esse rico bioma brasileiro.
O Pantanal fora das telas
A ficção ajuda, mas só desembarcando no Pantanal para conhecer sua real beleza e particularidades. Enquanto isso não acontece, saiba que ali fica a maior planície alagada do mundo, que se estende em sua grande parte pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e é encontrada no Paraguai e na Bolívia.
Apesar de ser o menor bioma brasileiro, ele ocupa mais de 230 mil km² de área e apresenta grande interferência e características do cerrado, caatinga e florestas tropicais. Assim, você logo vai reconhecer sua grande característica, as grandes áreas inundadas, mas também vai se deparar com vegetações típicas de outros lugares do Brasil.
O Pantanal é dividido entre Pantanal Norte e Pantanal Sul. O primeiro fica no estado de Mato Grosso e é conhecido como Pantanal Amazônico. Já o segundo é caracterizado por sua área em menor extensão e por ficar localizado no estado do Mato Grosso do Sul.
Fauna
Conhecido por sua vida selvagem livre e grande preservação animal, você vai se deparar com uma grande biodiversidade. A fauna pantaneira concentra quase todas as espécies presentes no Brasil, uma vez que a região sofre influência de três grandes biomas brasileiros: Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica e resquícios da Caatinga.
De acordo com o IBGE, o Pantanal conta com cerca de 132 espécies de mamíferos, 85 espécies de répteis, 463 espécies de aves, 35 espécies de anfíbios e 263 espécies de anfíbios. É essa grande variedade que a torna uma das faunas mais ricas do planeta, com espécies endêmicas (que só se desenvolvem ali) e, por isso, a torna um alvo do tráfico de animais.
No Pantanal, você terá a oportunidade de conhecer muitas dessas espécies exóticas de pertinho. Os chamados safaris fotográficos é um dos passeios tradicionais oferecidos aos turistas, realizado em picapes e caminhões adaptados.
Flora
Habitat da fauna, a flora pantaneira é constituída por 5 regiões distintas (Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Chaco e Floresta Amazônica) e tem mais de 2 mil espécies de plantas.
A vegetação diversificada tem a presença de gramíneas nas regiões alagadas. Já em áreas intermediárias são propícias para o desenvolvimento de arbustos e vegetação rasteira, enquanto nas regiões altas encontramos árvores de grande e baixo porte.
O que fazer no Pantanal?
Com uma biodiversidade tão rica, você e a sua família irão vivenciar grandes experiências do ecoturismo local de pertinho. A região também é conhecida por seu turismo cultural e pelo turismo da pesca esportiva, atividade que é permitida por lei entre os meses de março a outubro e com a Autorização Ambiental para Pesca Desportiva, fornecida pelo IMASUL.
Para que a sua experiência seja completa, selecionamos alguns passeios e atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro pelo Pantanal.
- Passeio a cavalo
Uma das formas de conhecer a fundo o estilo de vida é explorando suas paisagens em passeios a cavalo. É por isso que não vão faltar ofertas de agências para que os turistas experimentem o passeio mesmo
- Safári fotográfico
Aproveite a oportunidade para elevar o nível da aventura. Os safáris fotográficos são feitos pelas matas da região, em picapes ou caminhões adaptados, e são acompanhados por guias. Assim, você tem a chance de conhecer de pertinho algumas espécies exóticas.
- Passeio de canoa
Deslize pela tranquilidade dos rios do Pantanal. Para fazer o passeio de canoa, não é necessário ter qualquer experiência com canoagem, basta agendar com a sua agência.
- Trilhas
Explore cada detalhe desse rico bioma. No Pantanal você pode fazer diversas trilhas e conhecer um dos lugares mais bonitos do Brasil.
- Visita ao Projeto Arara Azul
O projeto Arara Azul tem como objetivo proteger e preservar a espécie que está em extinção. Sua visita será uma oportunidade de conhecê-la e tomar consciência da importância da sua preservação para o meio ambiente.
- Passeio de trem pelo Pantanal
Essa é mais uma forma de conhecer o Pantanal por um outro ângulo. Pela janela, você terá uma visão privilegiadas das espécies nativas.
Deu vontade de conhecer a beleza pantaneira de pertinho? A WAM Fidelidade tem pacotes completos e hotéis parceiros para te levar para mais essa aventura. Se você já é multiproprietário e cliente associado, clique aqui para fazer sua cotação com tarifas diferenciadas e muitos benefícios para a sua viagem.
Leia mais: Entenda as vantagens de ter a sua casa de férias.